quarta-feira, 30 de março de 2011

Aproveite a Páscoa com chocolate e corpo em forma


E nem é preciso. Com uma dose de bom senso, além de não comprometer a dieta, o chocolate pode até servir a seu favor. Tatiana Ferraz, nutricionista da academia Estação do Corpo, do Rio de Janeiro, diz que ele é ótimo para quem faz atividade física. "Justamente por ter um alto valor energético, isto é, um pedaço pequeno tem uma quantidade muito grande de calorias, o chocolate é indicado para quem faz atividade física ou tem atividades diárias exaustivas, porque dá muita energia."
Segundo ela, o ideal é ingerir o doce uma hora antes do início da atividade física. "Deixa a pessoa muito mais alerta para o exercício", completa. Mas ela ressalta que a quantidade tem que ser bem dosada. Quanto mais calórico, claro, maior será o ganho de peso. (Veja tabela com informações nutricionais dos ovos).
A quantidade diária recomendável varia de pessoa para pessoa, dependendo do sexo, da necessidade calórica do organismo e da atividade física, mas o ideal é um pedaço de 30g. Para os chocólatras de plantão, que consideram a porção muito pequena, Tatiana Ferraz recomenda até 25% de um ovo médio, não mais do que isso.
Além de dar um gás a mais para a malhação, a nutricionista lembra que o chocolate é rico em substâncias estimulantes, que aumentam o nível de seretonina, o "hormônio do bom humor", e, por isso, é ótimo para driblar a irritação e o mau humor. "Um pedacinho de chocolate pela manhã deixa a pessoa mais animada."

Nenhum comentário:

Postar um comentário