Se faz parte daquele grupo de pessoas, que durante o Inverno, tem dificuldade em resistir aos ataques súbitos e intensos de apetite, reorganize a sua ementa, de forma a evitar que os mesmos lhe arruínem a linha.
Existe uma razão para ter mais apetite, sobretudo por alimentos mais calóricos: o frio faz aumentar, entre 20 a 30%, o gasto energético do organismo, pois o metabolismo acelera naturalmente, de forma a manter a temperatura corporal. No entanto, é fundamental que tenha um maior cuidado na selecção dos alimentos que ingere ao longo do dia, pois há a tendência para escolher pratos e petiscos demasiado calóricos e muito pouco saudáveis. Mais do que alimentos muito ricos em calorias, experimente aqueles que lhe fornecem a energia certa de que necessita nesta altura mais fria do ano e aqueça bem as bebidas e os pratos, de forma a manter a temperatura do corpo.
ADOPTE UMA ATITUDE SAUDÁVEL
Para garantir o fornecimento de energia suplementar de que o organismo necessita para fazer face às temperaturas mais baixas, deve reforçar o consumo de hidratos de carbono, proteínas e gorduras, bem como o de alimentos ricos em vitaminas C e provitamina A, importantes na prevenção de constipações e resfriados, tão comuns nesta época.Para satisfazer todas as necessidades energéticas sem correr o risco de aumentar de peso, coloque em prática alguns truques que a podem ajudar, não só a manter o peso, como a salvaguardar a sua saúde:
- Estabeleça horários para fazer as refeições
- Coma, pelo menos, cinco refeições por dia – as três principais e dois lanches (fruta, barras de cereais ou iorgurtes)
- Use e abuse das sopas e purés de legumes bem quentinhos. Fornecem calor e muitas vitaminas e são praticamente isentos de gordura
- Coma sempre bastantes legumes, fruta, vegetais e cereais
- Prefira os lacticínios magros aos que contêm naus gordura
- Prefira pratos e bebidas quentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário