quinta-feira, 24 de março de 2011

Entre em forma contra ao estresse e a depresão!

O exercício físico é o maior dos remédios contra o estresse e a depressão ”, resume o professor Antonio Couto, titular de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), que classifica ainda o estresse como “um dos principais vilões que determinam o aparecimento de doenças cardiovasculares e câncer”.
Exercícios físicos e horas de lazer também aliviam os sintomas da menopausa, que, por sua vez, podem ser estresse, ansiedade, depressão e acessos de calor. Mas, segundo o Dr. Antonio, é importante lembrar que apenas a reposição hormonal bioidêntica, de baixa dose, a partir do início da
menopausa, é que tem eficácia plena.

Largada inteligente


Mas não se pode sair por aí correndo em disparada, saltando ou dando braçadas sem antes realizar uma avaliação médica. As indicações de atividades variam de acordo com a faixa etária e as característica da mulher, com especial atenção a pacientes cardiopatas, que deverão realizar exercícios que não sejam acompanhados de uma frequência cardíaca que seja superior ao resultado da conta “220 menos a idade”. Se ultrapassar esse valor, pode haver colapso circulatório.

“Antes de iniciar a prática, ela precisa contabilizar, através de pontos, o risco cardiovascular, que inclui, principalmente, pressão arterial, tabagismo, dislipidemia, histórico familiar e a idade. Assim, concluiremos se a pessoa é de baixo, médio ou alto risco cardiovascular. Os principais exames abrangem a medida de colesterol, glicemia, proteína C reativa ultrassensível e o teste ergométrico.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário