sexta-feira, 15 de abril de 2011

Não abandone o exercício físico

Manter a forma exige regularidade e disciplina. Pesquisas indicam que metade das pessoas que começam um programa de exercícios acaba abandonando as atividades num prazo de seis a 12 meses. Com a falta de tempo é fácil se render e desistir dos planos, nessa hora procure se lembrar dos benefícios que a atividade física traz para sua saúde e também para a sua beleza. Vale a pena fazer uma forcinha para manter-se saudável, aliviar o estresse e ainda ficar com o corpo em forma.
Mas é preciso ser consistente e não abandonar o seu objetivo. Aqui vão algumas dicas importantes e que fazem toda a diferença quando o assunto é fugir do desânimo:
  • Saia da rotina – Se a sua rotina não inclui exercícios, mude isto. Lembre-se que exercícios melhoram a sua capacidade muscular e cardiovascular.
  • Procure um treinador - Além de ser um ótimo motivador e estímulo para você continuar malhando, um treinador qualificado pode te propor novos desafios sempre com a garantia de que os exercícios estarão adequados para o seu corpo e seus objetivos.
  • Mude seus horários – Quando você não consegue manter-se disciplinado para a rotina de exercícios, pode ser por causa do horário. Talvez seja mais eficiente começar bem cedinho, antes das tarefas do dia, à noite, depois do trabalho ou mesmo durante o horário do almoço – se você tiver tempo suficiente. Procure a hora que seja mais confortável pra você e se atenha a ela.
  • Recompense-seEstabeleça objetivos e a forma de recompensa que você mesma terá se eles forem alcançados. Por exemplo: perdeu cinco quilos? compre uma roupa nova; conseguiu correr oito quilômetros? permita-se uma sessão revigorante de massagem. O contrário também vale: se não atingiu o objetivo, vai ficar sem sobremesa por uma semana.
  • Arranje companhia – Convença seus amigos a se exercitarem com você. Com certeza uma aula de ginástica em grupo será menos entediante do que caminhar sozinho numa esteira. Além de ser mais agradável, exercício em grupo ainda ajuda na sua socialização (e no networking, claro!).
  • Torne o exercício um prazer – Escolha os exercícios que você mais gosta – ou aprenda a gostar dos que foram designados a você. Sentir prazer no que a gente faz é o grande segredo para não desistir e fazer com mais dedicação.
  • Sem desculpas! – Se você acha que não tem tempo para se exercitar, pense no tempo que você passa sentado. Quando você perceber quanto tempo isso significa, vai ver que dar pelo menos uma volta de 15 minutos em volta do quarteirão valerá a pena. E não use o cansaço ou o estresse como desculpa, porque o exercício revigora e alivia o estresse.
  • Seja realista – Se você estabelecer objetivos inalcançáveis (como querer ganhar uma maratona ou ficar com o corpo da Gisele Bündchen) não vai conseguir mesmo. Estabeleça metas que você pode realizar – que tal vestir bem aquela calça nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário