sexta-feira, 15 de abril de 2011

Sintomas de Anemia

Causada pela perda súbita de sangue ou pela destruição aguda dos glóbulos vermelhos, a anemia, embora perigosa é uma doença bastante comum, que pode ser ocasionada por vários fatores, sendo a deficiência de ferro o principal deles, responsável por cerca de 90% dos casos.
Condição na qual o conteúdo de hemoglobina (pigmento dos glóbulos vermelhos) no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 30% da população mundial é anêmica, prevalecendo a maior parte dos casos em crianças menores de 2 anos, chegando a quase 50%. Além das crianças serem as mais afetadas, as gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando), meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução também fazem parte dos grupos mais afetados pela doença. Em menor grau, mas não menos predispostos, entram os homens (adolescentes e adultos) e idosos, que também podem ser afetados pela anemia.
A anemia é classificada nos seguintes tipos:
- Anemia da carência de ferro (anemia ferropriva)
- Anemia das carências de vitamina B12 (anemia perniciosa) e de ácido fólico
- Anemia das doenças crônicas
- Anemias por defeitos genéticos:
- anemia falciforme
- Anemias por destruição periférica aos eritrócitos:
- anemias hemolíticas auto-imunes
- anemia por fragmentação dos eritrócitos
- Anemias decorrentes de doenças da medula óssea:
- anemia aplástica
- leucemias e tumores na medula
Os sinais e sintomas mais frequentes da anemia costuma ser: queda da pressão arterial (devido à diminuição do volume sanguíneo), tonteira, desmaios, taquicardia e palpitação, sudorese, ansiedade, agitação, fraqueza generalizada e até uma diminuição da função mental. Além de intensa indisposição, falta de apetite, apatia e dificuldade de aprendizado (em crianças), palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário