quarta-feira, 6 de abril de 2011

Tensão pré-menstrual TPM

[garota_tpm.gif]
São três letrinhas que nos perseguem. E a maioria das mulheres acha que o mundo vai acabar antes de ficar menstruada. Muitos dizem que é frescura, mas é preciso levar mais a sério a TPM.
Este é um problema que atinge 75% das mulheres, mas apenas 15% apresentam sintomas mais intensos.
É uma instabilidade que algumas mulheres passam no período de 2 a 10 dias antes da chegada da menstruação, podendo desaparecer ou diminuir no período da mesma.
Muitas pesquisas mostram que a TPM está relacionada à alteração de hormônios femininos e sua alteração do Sistema Nervoso Central.
É difícil entender as alterações de humor na mulher, mas também é difícil lidar com nossas próprias alterações, às vezes esquecemos que estamos passando por TPM.
Até mesmo porque já ficou popular dizer, quando nos alteramos por qualquer motivo, é porque estamos em TPM, de uma forma bem desprezível. Também somos vítimas de brincadeiras e piadinhas, o que gera constrangimento e pode afetar relacionamentos e a qualidade de vida como um todo.


Alterações que podem ocorrer
· Físicas: acne, aumento de peso, cólicas, dor de cabeça, inchaço e sensibilidade nas mamas, etc.
· Psicológicas: mau humor, ansiedade, choro fácil, agressividade e irritabilidade, etc.

Eu sofro desse mal e posso dizer que é um terror todo mês. Choro, fico extramente nervosa, reclamona, brigona. Meu esposo já fica alerta quando está próximo a menstruação. Apesar de ter só irmãos homens, diferente de mim que só tenhos irmãs mulheres; ele compreende e me apoia quando estou “atacada”. A melhor forma é encarar como algo normal que acontece com o corpo. Tenho algumas dicas que ajudam bastante.
*
Medicação
"A saúde da mulher’, um xarope com várias combinações é muito bom pra regular o ciclo e limpar o sistema reprodutor feminino. Então diminui irritabilidade, cólicas e demais sintomas. Procuro tomar também o remédio Postan (genérico – Pontin). Tomo assim que as cólicas aparecem. Esses remédios podem ser encontrados em qualquer farmácia próxima e não precisam de prescrição medica.

Exercícios

Uma alimentação saúdavel também ajuda.

Se a TPM com seus sintomas tiver te atrapalhando, corra para um médico especialista. Ele irá lhe fazer uma avaliação minuciosa e te auxiliar para que você melhore.
*
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário