Combinar a cor da roupa com a própria cor, taí uma coisa que acredito que muita gente ainda tem dúvidas. “Qual a melhor cor para o meu tom de pele?” ou “Eu sou branquinha de pele mas tenho o cabelo naturalmente escuro, o que fica bem em mim?” são algumas das clássicas perguntas que não querem calar.
Não sou expert nem nada, mas eis que pensando nisso me veio a idéia pra mais esse post, e por isso aqui vão as minhas sugestões, baseadas em experiência própria, análise do que eu vi por aí e um pouquinho de pesquisa online.
Loiras ficam lindas com cores como o rosa em todas as suas nuances e vermelhos (alôu Marilyn Monroe!), mas também com cores mais fortes como o azul escuro e preto, que servem para criar um contraste com a pele e cabelos claros.
Diane Kruger, Claire Danes, Heidi Klum
Para quem é ruiva, já que o cabelo já possui uma cor tão vibrante (e super bonita!), as cores que mais combinam são as mais fechadas e profundas, como o popular camelo, o bege escuro e o marrom escuro, além de tons de jóia como o verde esmeralda, o azul escuro e o roxo.
Julianne Moore, Amy Adams e Márcia Cross
Já que o contraste entre cor do cabelo e cor de pele é bem grande, essas pessoas normalmente ficam super bem com roupas igualmente contrastantes. Cores fortes como o preto, verde e azul petróleo causam a mesma impressão e destaque que a cor de cabelo com a pele, e tiram um pouco do “peso” focado apenas nele. Outras opções como vermelhos mais puxado para o rosado como tons de cereja e outras cores em tons mais profundos também são uma boa pedida.
Angelina Jolie, Leeighton Meester e Anne Hathaway
Pra mim que sou do Sul “morena” só vale pra cor do cabelo, mas sei que lá pra cima a coisa é diferente. Pras morenas da-cor-do-pecado, aquelas que além de morena de cabelo também o são de pele, as boas apostas são as cores mais vivas e fortes, como o turquesa, o vermelho e o amarelo. Outras cores como branco, que dá um super contraste com a pele bronzeada, vinho, cereja e tons de azul mais fechados também casam muito bem.
Eva Mendes, Penelope Cruz e Eva Longoria
Pelo tom de pele mais amarelado, cores mais sóbrias são as que mais favorecem os orientais. Preto (esse fica bom em todo mundo, né?), cinza, todos os tons neutros, ocre e verde musgo são algumas das cores a se apostar.
Maggie Q, Sandra Oh e Ziyi Zhang
Ah, essas são as mais sortudas! Além de ter uma cor linda, e de ser as que menos sofrem com manchinhas, olheiras, espinhas e esses outros probleminhas que assolam as nossas vidas, praticamente qualquer cor fica ótima quando combinado com o tom da pele. Ainda assim, se quiser chamar mesmo a atenção (no melhor sentido!), opte por tons vibrantes e primários, que nos remetem a uma vibe meio étnica, como o verde bandeira, azul, vermelho e amarelo.
Rihanna, Zoe Saldana, Rosario Dawson
Não concordo com nenhuma afirmação definitiva, e acho que não existe essa história a que muita gente se apega de “pode e não pode”. Se tem coisa que me irrita é dizer que algo é “must-have” quando não combina com o seu estilo pessoal, ou que “não pode usar” por qualquer que seja o motivo, quando na verdade você adora aquilo. Acredito que a moda seja democrática e extremamente pessoal, e o que funciona pra mim pode muito bem não funcionar pra outra pessoa. Muito mais legal que seguir um monte de regras é criar o seu próprio estilo pessoal. Quer ver?
Pesquisando pra esse post, encontrei um monte de regrinhas e tabus para determinados tipos de pele, dizendo que não podia isso e não podia aquilo, mas buscando fotos para montar o mesmo, as minhas queridas referências quebraram esses mitos no mais lindo estilo. Olha só!
Elizabeth Banks, loira, de pele clara e rosada e olho claro, mostrando que as branquinhas podem sim usar tons pastéis e suaves, e ficar lindo, e não necessariamente apagado. Depois dela, Julianne Moore, uma das mulheres mais lindas de todas, na minha opinião, que prova que não é porque ela é ruiva e toda cheia de sardinhas que ela não pode usar vermelho alaranjado (e ela ainda está de batom vermelho!), e Eva Longoria, que arrasou no tom de pele, cabelos, olhos e vestido em diferentes tonalidades de marrom.
Por fim, meu “mito” favorito, tanto que eu deixei um espação pra ele sozinho: “Loiras não podem usar amarelo, porque a cor fica muito parecida com a do cabelo”.
Michelle Williams até hoje é lembrada como um dos melhores looks do Oscar de todos os tempos por seu Vera Wang amarelo na cerimônia de 2006.
–
Ainda assim, se você não se garante 100% nas suas escolhas ou tem medo de arriscar, a melhor dica para saber se uma cor combina ou não com você é colocar a peça uns dois dedos abaixo da linha do queixo em um ambiente com luz natural, e perceber os efeitos dela no seu rosto. Os tons de pele e boca devem parecer mais rosados, e não pálidos, amarelados ou esverdeados. As olheiras devem parecer mais suaves e os contornos do rosto mais definidos, principalmente ao redor do queixo, e finalmente, os olhos devem parecer mais brilhantes, e não opacos ou amarelados.
Parabéns pelo blog excelente! As matérias e dicas são preciosas.Eu gosto muito de estar por dentro das tendências e de saber como fazer combinações de roupas, sapatos e acessórios.Obrigada por postar assuntos tão interessantes!
ResponderExcluir