quinta-feira, 24 de março de 2011

Alimentação balanceada hidrata e previne doenças e infecções

http://www.vidasaudeebeleza.com.br/wp-content/uploads/2011/01/frutas-verao-200.jpg

Alimentação no verão – Seguir alimentação balanceada hidrata e previne o organismo de doenças e infecções
No verão as pessoas costumam mudar os hábitos alimentares devido às festas de fim de ano e férias. Mas, principalmente em tempo de calor, a alimentação requer cuidados.
De acordo com Ludmila Melo Milken, nutricionista clínica do Complexo Hospitalar Santa Genoveva, ingerir bastante líquido e manter uma alimentação com menos gordura é fundamental para a saúde e para garantir o bem-estar. “Neste período nada mais indicado que aumentar o consumo de frutas e verduras além de uma alimentação leve e equilibrada, que são grandes fontes nutricionais para manutenção da saúde”, afirma.
Controlar a alimentação e ingerir alimentos mais saudáveis não é tão difícil quanto parece. “Manter uma alimentação saudável não é tão caro como muitas pessoas pensam. As frutas e verduras da época são mais baratas e ricas em água e também grandes fontes nutricionais para nosso organismo. Além de hidratar, fortalece o organismo contra doenças e infecções”, explica a nutricionista.
Seguir uma alimentação balanceada e adequada não significa renunciar aos alimentos mais gostosos. Segundo a nutricionista basta prepará-los de forma diferente e incorporar novos hábitos. “Além de a cada duas horas, pelo menos, consumir de um a dois copos de água para umidificar o sistema respiratório (garganta, laringe) e combater doenças respiratórias”, orienta.
Veja algumas frutas encontradas no dia a dia que são ricas em nutrientes:
Banana
- Destaca-se por ter vitamina B6. Também possui quantidades significativas de vitamina C, B1, B2 e E, e folatos.
- Quantidade importante de fibra solúvel e insolúvel – Importante para o bom funcionamento intestinal e função hipocolesterolemiante.
- Contém pequenas quantidades de Serotonina: Um neurotransmissor, que realiza diversas funções no sistema nervoso, inclusive no bom humor.
- Grande teor de potássio e ausência de sódio, que previne hipertensão, arritmias, trombose arterial e o câncer.
Mamão
- Contribui para neutralizar o excesso da acidez gástrica. Seu consumo é benéfico e útil em casos de Gastroenterite e colites, devido a sua ação suavizante sobre as mucosas digestivas.
- Rico em fibras, contribui para o bom funcionamento intestinal.
Maçã
- Rica em Pectina: Fibra insolúvel encontrada na casca. Atua como uma escova intestinal, facilitando a eliminação de toxina juntamente com as fezes.
- Rica em taninos (fibras): Tem ação adstringente e antiinflamatória.
- Presença de flavonóides: Impedem que o colesterol se deposite nas paredes arteriais, evitando a aterosclerose.
- Evita HAS: Alto conteúdo de potássio e baixíssimo em sódio.
- Reduz colesterol: Devido à pectina.
- Regula glicemia, sendo indicada para pacientes diabéticos.
- Impede formação de tumores cancerígenos no cólon.
Laranja
- Rica em ácido fólico, importante consumo para gestantes, para que o sistema nervoso do feto se desenvolva corretamente.
- Rica em pectina: Ação anticolesterol.
- Rica em vitamina C: Ação antioxidante, previne o câncer, melhora imunidade, cicatrização e facilita a eliminação de resíduos tóxicos do organismos, como o ácido úrico.
- Rico em carotenóides: Poderosos antioxidantes e favorece também a visão.
- Rica em flavonóides: Ação antioxidante, antiinflamatória e antitumoral.
- Previne o aparecimento de reações alérgicas, sendo ideal para asma bronquial ou rinite.
- Vitamina C: Fator essencial para crescimento e sustentação dos ossos, recomendada em casos de osteoporose, raquitismo.
- Prevenção do câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário